Tem uma emergência? Clique Aqui

Pesquise o seu município e saiba quais os números de contacto em situações de emergência, fora do horário de atendimento da Linha da Reciclagem.

É considerada uma emergência, qualquer uma das seguintes situações:

  • Incêndios em instalações, contentores ou viaturas de recolha de resíduos.
  • Acidentes graves: acidentes naturais ou acidentes de viação (atropelamentos, danificação de viaturas durante o processo de recolha de resíduos).
  • Ecopontos a ocupar vias de circulação automóvel ou a impedir a livre circulação de pessoas ou bens.
  • Questões ambientais (por exemplo: derrame de lixiviados na via pública, odores anormais que causam desconforto à população).
  • Atos de vandalismo contra pessoas e bens.

Notícias

Neste espaço fique a par do que acontece na EGF e nas suas empresas.

Notícias Exemplo

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Recolha seletiva aumentou 5% em 2023

Aumentou a recolha seletiva total e diminuiu a indiferenciada

 

A EGF, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos em 174 municípios de Portugal Continental e de 60% da população registou, em 2023, um aumento de 5% na recolha seletiva total, onde se incluem embalagens, madeira, biorresíduos e monstros.

 

A recolha seletiva de papel e cartão, proveniente do ecoponto azul, registou um aumento de 1.3%, e a recolha de plástico e metal, proveniente do amarelo, um aumento de 3.3%, espelhando o contínuo investimento por parte da EGF em aumentar a capacidade de recolha das suas concessionárias, através dos ecopontos, da recolha doméstica porta-a-porta e da recolha junto do comércio. A recolha seletiva de vidro contraria a tendência de crescimento, um facto ainda em estudo, que indicia a alteração de hábitos de consumo que poderão justificar os -2.4% de embalagens de vidro recolhidas em 2023. 

 

Regista-se também um decréscimo da receção de resíduos indiferenciados de -1,3% - uma redução ainda pouco significativa face aos objetivos de prevenção de resíduos, mas que já ilustram uma tendência descendente.

 

Recolha de biorresíduos aumentou 24%

A recolha seletiva de biorresíduos regista um crescimento relevante de 24%, sendo de realçar que esta é uma recolha que se encontra numa fase inicial em todo o país. Estes valores correspondem a 100 dos 174 municípios da área de intervenção das concessionárias da EGF que entregaram verdes ou restos alimentares para valorização, num total de 100 mil toneladas.

 

A valorização, no contexto de biorresíduos, é orgânica. Estes podem ser valorizados de duas formas, na produção de energia, através do biogás produzido, ou de compostagem.

 

 

 

 


Sobre a EGF

A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,2 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

 

 

EGF LANÇA APP LINHA DA RECICLAGEM

Mais próximo do cidadão para melhor sensibilizar e educar

A EGF lançou a app da Linha da Reciclagem, o serviço de atendimento gratuito, nacional e público que apoia os cidadãos nos temas associados à recolha e tratamento de resíduos urbanos.

Alinhada com as tendências de comportamento dos clientes, a APP da Linha da Reciclagem visa facilitar e incentivar a reciclagem, através de uma ferramenta prática, acessível e intuitiva que permite tirar dúvidas e contribuir para a adoção de comportamentos mais conscientes e boas praticas ambientais no seu dia-a-dia.

A APP permite aceder a todos os formulários: pedidos de serviço, sugestões, reclamações e elogios, descobrir onde fica o ecoponto mais próximo e esclarecer dúvidas sobre a reciclagem, numa área de perguntas e respostas desenhada para facilitar o acesso à informação.

Reforçando o seu compromisso com a sensibilização e educação ambiental a EGF e as suas concessionárias, através da APP da Linha Reciclagem, pretendem criar rotinas e simplificar o processo de reciclagem fornecendo, à distância de um clique, informações sobre a temática, promovendo a participação ativa dos cidadãos através das funcionalidades interativas.

É possível fazer download gratuito da aplicação nas plataformas iOS e Android.

IOS: https://apps.apple.com/pt/app/linha-da-reciclagem/id6746484109?l=en-GB

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nldr

A Linha da Reciclagem está disponível através da APP, do número gratuito 800 911 400, por email atendimento@linhadareciclagem.pt e em www.linhadareciclagem.pt